Como, e de que forma posso adquirir Títulos Públicos Federais.
O processo para investir é simples! Veja os passos para começar:
1º Investidor deve possuir CPF:
2º Solicitar a senha de acesso em um Banco ou Corretora de Títulos e Valores Mobiliários:
3º Ao receber a senha enviada pelos correios, deve substituí-la por outra quando acessar a plataforma do tesouro direto.
É importante saber que em caso de inadimplência com o pagamento de impostos para a Receita Federal. O investidor não poderá usar um crédito a receber de um Título Público Federal para compensar.
Quais são os riscos deste investimento?
São os menores, em relação ao Risco de Crédito dos ativos o Governo Federal garanti a recompra no vencimento. Quando aos risco de liquidez e de mercado, deve-se observar os prazos de negociação e de vencimento antes de investir, pois, a venda antecipada pode desvalorizar o preço do ativo por consequência do processo de precificação dos preços a valores de mercado.
Quais títulos são comercializados?
Hoje, são comercializados a Letra Financeira do Tesouro - LFT, conhecida como Tesouro Selic. Apresenta como característica o pagamento do juros no vencimento (Zero Cupom).
A Nota do Tesouro Nacional - Série B e B Principal, as famosas NTN-B e NTN-B Principal, conhecidas pelo termo Tesouro IPCA. A principal diferença é que a primeira paga IPCA + Juros Pré-fixados ao Semestre. Enquanto, a segunda remunera apenas IPCA no final do Investimento (Zero Cupom).
Quanto aos impostos?
O investidor é submetido a cobrança de IOF - Imposto Sobre Operações Financeiras, se a venda do título ocorrer até 29 dias, após a aquisição. Lembrando que nesse tempo a operação será realizada no mercado secundário e pode ser submetida precificação dos preços. Além de contar com a cobrança do imposto de renda que pode variar de 22,5% à 15%. Lembramos que a cobrança é sobre os rendimentos apenas (Lucro da Operação).
http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/restituicao-ressarcimento-reembolso-e-compensacao/compensacao/informacoes-gerais
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos
Comments