top of page

Qual a vantagem de um profissional obter a certificação CPA.

Muitos alunos questionam sobre a importância da certificação para o profissional. Diante disso, procurei escrever sobre alguns pontos que considero importantes para o mercado, para carreira profissional e para os investidores.


Quanto ao mercado?

Um mercado forte se faz com a geração de renda, e a sua melhor distribuição.

Além de fomentar o empreendedorismo, que como consequência irá aumentar o PIB, empregos e exigirá maior capacitação. Então, imagine o seguinte cenário:

Organizações necessitam de recursos para financiar suas atividades. Entretanto, a busca pelo crédito poderá dispor de muito tempo ou onerar os custos. Assim, para alcançar seus objetivos estas poderão dispor desse financiamento através de operações no mercado de capitais, tais como: Abertura do Capital - IPO e emissão de títulos de valor mobiliários.

Esse comportamento torna os investidores uma fonte de financiamento para as grandes corporações e estas podem atingir seus objetivos de uma forma mais rápida, segura sem onerar tanto seu capital.


Mas somente as grandes empresas ganham com isso?


A resposta é não, pois, quando a economia começa a se fortalecer, novas opções de trabalho surgem com seu desenvolvimento, o que poderá favorecer para o empregador ser um futuro empresário e desenvolver um produto ou um serviço que atenda outras organizações.

Nessa condição, é possível o surgimento de novas empresas, novas contratações, aumento de salários e melhoria na qualidade de vida com melhor distribuição de renda.



E quanto a carreira profissional?


Uma coisa que sempre menciono aos meus alunos: "Um profissional quanto mais qualificado e certificado, tendo em mente que será um eterno estudante, pelo fato de sempre buscar sua melhora e conhecimento, este terá sempre um espaço no mercado de trabalho", seja como operador de mercado, analista, executivo, empreendedor, consultor, orador, professor e outros.

Aqui nasce um grande viés, pois, vivemos em um país onde as pessoas são imediatistas, ou seja, tudo que podem ou fazem querem para agora e não planejam seu futuro.

Consomem tudo o que podem sem se preocupar em reservar uma parte de seus ganhos para o futuro incerto, para educação de filhos e outros pontos de relevância pessoal como seus sonhos e objetivos. Isso, é um grande problema, pois é um desestimulo a empreender, ter esse estimulo não é somente sair abrindo empresas e novos negócios, mas se preocupar com o crescimento do seu capital intelectual.

Hoje, não só os bancos e instituições financeiras buscam por profissionais certificados, há a necessidade de atender a demanda de outros, a exemplo indústria, comércio, prestadores de serviço. São ramos que recebem recursos como troca por produtos ou serviços e depois não sabem como gerenciar, planejar ou rentabilizar esses ganhos. Isso, também é um mercado em potêncial para os profissionais.


E para os investidores?


Os investidores confiantes no mercado e no seu fortalecimento podem dispor de mais recursos. Esse movimento pode facilitar abertura de novos negócios, ou quem sabe você que está a ler este post, poderá ser uma pessoa que irá apresentar um projeto na bolsa de valores e vir a capitar recursos para iniciar sua empresa, expandir ou fortalecer seu capital.

Em um mercado forte, todos ganham!


182 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page