top of page

Profissional de Finanças que não sabe Matemática Financeira!

Atualizado: 28 de jun. de 2018

Com a crescente evolução da tecnologia nos meios corporativos é comum encontrar operadores de mercado, gerentes e profissionais de instituições financeiras sem o domínio dessa arma valiosa.


O problema se torna imensurável quando se está frente a frente com um cliente, e este faz diversas considerações: sobre taxas, prazos, qual o melhor investimento, como diversificar a minha carteira, onde investir na instituição A ou B, uso tabela Price ou SAC, aplico em pós ou pré-fixado, o que é índice Sharpe e EQM para que servem, de onde vieram e onde vivem!

Parece até slogan de algum programa de TV, mas na realidade são perguntas feitas por investidores e clientes do mercado financeiro aos profissionais, e que quando não respondidas ou quando respondidas de qualquer forma podem prejudicar a imagem de sua instituição, atrapalhar na comercialização de algum produto ou até mesmo, desvalorizar um produto perante o mercado.


Quem nunca ouviu um profissional vendendo um determinado produto, alegando a mesma segurança da poupança e liquidez, somente para bater uma meta! E quando o cliente de uma forma dolorosa resgata antes do prazo e descobre que não era bem assim, imagina o problema que isso pode gerar!


Para alguns especialistas e juristas do Direito Civil, qualquer negociação em termos de boa-fé gera a obrigação de informar bem acerca de um produto ou serviço. Conforme o disposto no Art. 113 da Lei Nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002.


Qual a vantagem da matemática financeira no meu dia-a-dia como profissional?


A principal vantagem é o cliente se fidelizar a instituição e ver o profissional com credibilidade e confiança.


Após as várias indagações de seu cliente você apresenta propostas baseadas em cálculos matemáticos, complementados com informações de mercado. Imagine o sentimento do seu cliente ao investir ou solicitar uma operação bancária a você! Será para ele uma imensa satisfação, pois, não só confiará na instituição como em todos profissionais desta e principalmente no profissional que lhe atendeu, será visto como uma referência de integridade e competência. Esse tipo de imagem multiplica, valoriza a relação com o consumidor sendo excelente como viés negocial.




63 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page