top of page

Prefixação da Renda Fixa

Muitos investidores estão chocados com a rentabilidade dos fundos de renda fixa, mas é para tanto? De fato estão perdendo rentabilidade?


Diante disso, irei apresentar alguns pontos para análise. Segundo o próprio site do Tesouro Nacional os títulos públicos sofrem variação pelo tempo. Esse fato ocorre devido a influência dos juros negociados no momento em que se realiza a venda. Mas, se os investidores permanecerem até o vencimento do papel o Tesouro Garante a Taxa pactuada no início da operação.


Então na lógica se eu tenho um título negociado a 10% a.a. e no momento que decido vender, o mercado apresenta uma taxa de 15% a.a., provavelmente o título sofra uma desvalorização devido a falta de investidores interessados em adquiri-lo.

Outro ponto, é que o tesouro se compromete a recomprar o título, mas a valores de mercado - Preço Unitário do Título: PU = VF/(1+I)^DU/252.

O que o investidor deve observar é que a promessa de recompra pelo tesouro não será feita pela taxa pactuada no momento da aplicação podendo apresentar perdas.

Na dúvida é importante o investidor acompanhar o desempenho das carteiras de Renda Fixa pelos indicadores IMA-B e IFRS-M.

No site da Anbima, você pode encontrar o resultado dessas carteiras e verificar cada título por data de compra, vencimento e taxa pactuada. Então, se o investidor está numa carteira de renda fixa que no mês apresentou uma rentabilidade menor ou negativa, significa que se houver o resgate das cotas do fundo de investimento, estas serão remuneradas pela taxa pactuada por cada título negociado naquele momento no mercado.


Então, como saber quais ativos pertencem a carteira do fundo de investimento?


O investidor pode acessar o site da CVM, informando o CNPJ do fundo, e visualizar a composição da carteira, após, basta analisar os títulos negociados pelos índices de renda fixa com os adquiridos pelo fundo de investimento, para conhecer os prazos e as rentabilidades até o vencimento. Assim, a permanência na carteira do fundo garante a rentabilidade pactuada.









119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page