top of page

Fundos de Investimentos em Ações

Atualizado: 24 de jul. de 2021

Uma opção interessante para investir na bolsa, quando não se tem tempo para acompanhar o mercado.

Costumo dizer aos meu alunos, esse é um investimento para quem gosta de desafios! Normalmente, pessoas com perfil empreendedor são as que mais o procuram.

Fato é sua volatilidade aliada, a um prazo longo de investimentos pode apresentar aos investidores ganhos interessantes, mas saiba que antes de se investir deve-se procurar entender os objetivos de investimento, para não ter surpresas depois. E em hipótese nenhuma pense em investir aqui para resgatar daqui a um mês ou dois.

Recomenda-se uma leitura cuidadosa do prospecto, do regulamento e do termo de adesão.


Documentos, importantes e disponíveis aos investidores. Outro ponto, é observar o mercado entender as variáveis que interagem com o investimento.

Para maiores informações recomendo a leitura da Instrução CVM 555/14, que regulamenta as operações com Fundos de Investimento no Brasil.


Quanto aos riscos?


Os riscos de se investir em ações são associados ao mercado, a exemplo: de crises políticas, guerras, crises financeiras, variações no preço de petróleo, PIB, consumo interno, dentre outros. Indiretamente pode afetar as empresas e seus papéis no mercado.

Outro, seria voltado a liquidez, pois, há empresas de menor volume de negociação na bolsa de valores e isso pode prejudicar o time de venda do papel.


Para sua segurança e tranquilidade as empresas de Fundos de Investimento possuem mecanismos e sistemas para análise de estresse do mercado e volume para diversificar melhor a carteira de investimentos.


Quanto rende?


São investimentos mais rentáveis que a tradicional renda fixa, mas o investidor deve poupar para o logo prazo. Existem fundos mais expostos ao mercado (agressivos) e outros mais diversificados que permitem reduzir o risco, na média são investimentos com ganhos aproximados entre 1 a 3% a.m. (Atenção: os valores apesentados são uma amostra das taxas praticadas no mercado atualmente e não são fixos, e podem inclusive apresentar variações negativas).


Cuidado rentabilidade passada não garante rentabilidade futura, por isso é importante, antes conversar com seu assessor de investimentos.

Consulte alguns fundos aqui, caso deseje faça da Finance Academy seu novo jeito de investir, entre em contato conosco - (92) 981214531.


Paulo Marques

Administrador

Assessor de Investimentos

Certificado: Ancord, CEA, CPA-20 e CPA-10.




110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page