top of page

Dicas sobre Finanças

          O maior conselho sobre finanças que conheço é muito simples, gastar menos do que ganha e investir a diferença para longo prazo com juros compostos. Eu acredito que antes de comprar passivos, nós precisamos adquirir ativos.

Passivo é tudo aquilo que compramos que tira o nosso dinheiro, através de gastos necessários para manter aquele bem ou produto. Já Ativo é tudo aquilo que compramos que nos gera mais dinheiro ainda, os mais comuns são Negócios Próprios, Ações, Fundos Imobiliários e Títulos, etc.

          Hoje em dia, o que mais se vê são pessoas assumindo dívidas enormes em financiamentos de imóveis, para serem quitadas totalmente depois de 20 ou 30 anos. É tempo demais. O problema é que muitos passivos vêm disfarçados de patrimônio. Uma casa é um passivo (salvo se você a alugar e conseguir ficar com o dinheiro do aluguel), depois de comprá-la você precisa pagar IPTU, Reformas, Manutenção e várias outras pequenas coisas. Então comprar imóveis pagando juros (algumas vezes absurdos) não é nada sábio do ponto de vista financeiro.

          Outro caso são os carros. Um carro é simplesmente uma máquina de tirar o seu dinheiro, seja através da própria depreciação ou do combustível.  Existe uma estimativa de que um carro zero quilômetro, após ser tirado da concessionária, perde imediatamente cerca de 20% do valor que você pagou.

          Infelizmente, a maioria das pessoas adquirem uma enchurrada de passivos com dinheiro do seu suado trabalho, em vez de comprar ativos que lhe garantam adquirir tranquilamente esses passivos. Por esse movito passam a vida inteira pagando boletos e mais boletos e sempre estão reclamando que não tem dinheiro. Depois que você tiver um grande portfólio de ativos geradores de renda passiva, você poderá adquirir o passivo que quiser.


Aldenor Pessoa

Sócio da Finance Academy

P A Marques Agente Autonômo de Investimentos

Cerificado Ancord

Contador

 

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page