top of page

Análise Gráfica de Ações

Atualizado: 28 de nov. de 2018

Segundo bloco irá abordar pontos de incerteza do mercado - GAP.


O que é um GAP?


São momentos de incertezas do mercado onde não há negociação. Esses pontos são visíveis na análise gráfica e podem está relacionados a problemas econômicos no país ou expectativas frustadas dos investidores. Diante disso, são inúmeros casos que podem manifestar um GAP, mas é algo bem simples de observar na análise gráfica. Assim, procure atentamente os espaços vazios no gráfico da ação da empresa Petrobrás - PETR4 e os observe entre maio e setembro de 2017 e entre maio e setembro de 2018.

Caso, não consiga visualizar observe novamente o gráfico, as áreas sem negociação foram identificadas com elipses.

Estas áreas são comuns em papéis poucos expressivos ou com baixa liquidez, mas no caso da nossa ação da Petro - considerada uma blue chip - isto, marca um momento muito ruim para empresa que poderia terminar com um final infeliz, ou repercutir em sucessivas quedas devido a desconfiança do investidor com as políticas internas da organização ou com seu papel no mercado.

Um fato positivo do GAP é que sempre ele retorna para outro. Assim, pode determinar o fim de uma queda no preço de uma ação e o início de uma alta, como apresentado no gráfico acima no mês de maio de 2017, onde, você pode visualizar nitidamente que primeiramente abre um GAP e ação apresenta uma leve alta e logo depois, retorna com uma queda, alguns teóricos da análise técnica retratam que um GAP de baixa deve fechar com um de alta e o contrário é uma verdade também. Determinar esses momentos é a chave para ganho expressivos.


Espero que tenham gostado e nos encontramos no próximo bloco!

181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page